Excelência em nossos serviços! Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

Notícias Empresariais Entenda a diferença entre sigilo bancário e fiscalização da RFB

Publicado em 17 de janeiro de 2025

Desde o anúncio da fiscalização da Receita Federal nas operações financeiras, como transações via Pix e instituições de pagamento, diversas dúvidas surgiram entre os contribuintes, porém o órgão garante que o sigilo bancário será mantido.

Vale ressaltar que desde 2003 a Receita já recebe informações consolidadas de bancos sobre movimentações financeiras acima de limites estabelecidos, mas com a mudança, operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento, como bancos virtuais, também deverão reportar dados.

Apesar dessa fiscalização, o sigilo bancário segue protegido pela Lei Complementar 105/2001, que restringe o acesso a informações detalhadas das transações. 

Com isso, a Receita receberá apenas dados consolidados, como os totais movimentados a crédito e débito nas contas.

Diante dessa nova medida, Instituições financeiras serão obrigadas a repassar os dados à Receita sem que o contribuinte precise realizar qualquer ação e os valores informados são consolidados, sem detalhamento da origem ou natureza dos gastos efetuados.

De acordo com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, as novas regras não violam o sigilo bancário, uma vez que o monitoramento é necessário para garantir o cumprimento das leis tributárias e combater o crime organizado.

Logo, as informações enviadas pelos bancos e instituições de pagamento ajudam a Receita a verificar a compatibilidade com as declarações fiscais, com foco em coibir fraudes fiscais e garantir maior transparência nas movimentações financeiras.

Até o ano passado, apenas bancos tradicionais, públicos e privados, estavam obrigados a enviar informações financeiras, mas com a nova determinação, já neste ano de 2025 as regras se estendem a novas categorias de instituições financeiras e tipos de operações.

As informações financeiras que serão computadas pela Receita por meio de cruzamento de dados tem como meta identificar irregularidades e não punir movimentações legítimas de cidadãos.

Além disso, a medida também visa modernizar o sistema, alinhando-se às demandas do mercado financeiro.

Com informações do g1 Economia

Fonte: Contábeis

Voltar a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Avenida Venâncio Aires, 444, Centro, Cruz Alta/RS, CEP: 98005-096

(55) 3322-0879 | (55) 98453-7719

fabricioalves.wy@gmail.com

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados.